Balanço Época 2011 2012

>> domingo, 28 de outubro de 2012


Nada melhor no inicio de uma época desportiva, do que reflectir e avaliar sobre o que aconteceu na época finda e no caso da natação dos Pimpões/Cimai, a época de 2011-2012, foi uma época inesquecível, pelo muito de bom que ocorreu, mas também por algumas coisas, menos boas que se verificaram, nomeadamente, a descida de divisão da equipa feminina (2ª para a 3ª Divisão Nacional).

 Sendo a natação um desporto essencialmente individual, é no entanto no grupo que o atleta encontra a força e a motivação para se superar e assim obter os resultados a que se propõe. A esse nível a equipa dos Pimpões, constitui desde a sua génese, um exemplo de sucesso desportivo, mas sobretudo social, sendo hoje gratificante constatar as carreiras que inúmeros atletas dos Pimpões construíram no seu percurso pessoal, tendo naturalmente os Pimpões uma satisfação enorme em verificar esse facto, sendo agora talvez agora o momento desses atletas regressarem à casa mãe, participando e colaborando nas imensas actividades que os Pimpões proporcionam.

 O efectuar um balanço numa modalidade, que indiscutivelmente é uma das mais exigentes em termos físicos e psicológicos, pressupõe estar de posse de um conjunto de informações que nos permita olhar para o que se passou, tendo em conta todos os factores que condicionam o desempenho desportivo, e não somente efectuar uma soma dos resultados obtidos.

Infelizmente as condições de trabalho, são uns dos factores, que mais condicionam o resultado final e a esse nível a natação dos Pimpões ainda está num processo de crescimento, sabemos o que queremos, como lá chegar, mas ainda não temos os meios, trabalhamos para tal, com a consciência que o trabalho efectuado tem produzido resultados.

 No decorrer da época passada os atletas dos Pimpões / Cimai, participaram em  inúmeras Competições oficiais, entre as quais; Campeonatos Distritais, Campeonatos Nacionais, Águas Abertas sob a égide da ANDL e FPN, Torneios ou Meetings organizados por clubes .

 Ao longo destas competições os atletas dos Pimpões obtiveram os seguintes resultados:
Recordes Pessoais: 1248
Recordes Clube: 230
Recordes Distritais: 61
Recordes Nacionais: 1

Medalhas obtidas nas competições oficiais realizadas:
Medalhas Distritais: 172; (Ouro – 72; Prata – 66; Bronze – 34)
Medalhas Inter-distritais: 55; (Ouro – 13; Prata – 23; Bronze – 19)
Medalhas Zonais: 5; (Ouro – 2; Prata – 2; Bronze – 1)
Medalhas Nacionais: 48; (Ouro – 18; Prata – 18; Bronze 12)

 No decorrer da época tiveram em particular destaque:
Victoria Kaminskaya :
Recorde Nacional Sénior e Absoluto 200E ( Piscina 50 metros)
Campeã Nacional Absoluta em Piscina de 50m nos 400E, 200E e 200B
Campeã Nacional Sénior em Piscina 25m nos 400E e 200E;
Vice-campeã Nacional Sénior em Piscina de 25m nos 200B e 100E
2 Medalhas de Prata no Meeting de Uster (Suíça) nos 200B e 200E
Chamada à Selecção Nacional Sénior.

António Carriço:
Campeão Nacional Infantil  em Piscina de 50m nos 100B e 200B
Campeão Zonal (Sul) Infantil  nos 100B e 200B

João Mota Correia:
Vice-Campeão Nacional Juvenil B em Piscina de 50m nos 200C ( Camp. Nac. Inverno)
Vice-Campeão Nacional Juvenil B em Piscina de 50m nos 200C (Camp. Nac. Verão)

Ana Isabel Neves
Vice-Campeã Nacional Longa Distância nos 5000m em Piscina de 50m.

Técnico Rodrigo Batista:
Eleito Treinador Revelação da Época 2010-2011 no XXXV Congresso da APTN pela Associação de Portuguesa de Técnicos de Natação.
Convidado para o Estágio Nacional Absoluto em Montemor-o-Velho (Dezembro 2011).

 Para além estes resultados individuais, realizou-se a IX edição do Troféu Cidade de Caldas da Rainha, para os escalões de cadetes, infantis, juvenis, juniores, absolutos e masters. Ao longo destas provas passaram pelas instalações da piscina municipal de Caldas da Rainha, cerca de 500 atletas, em representação de 60 clubes, naquela que já é indiscutivelmente uma das organizações que em participam um maior numero de atletas, que se realizam em Caldas da Rainha, no entanto nesta hora de balanço, não é de mais agradecer o apoio prestado por um conjunto imenso de empresas e instituições da cidade, particularmente, a Câmara Municipal, Juntas de Freguesia, Esad, Promol, Molde e Sagilda; sendo difícil referir a totalidade.
A todas um muito obrigado, bem hajam.

 O balanço está feito, muito mais haveria a dizer, vamos acabar como começámos, a natação é um desporto individual, mas somente no momento em que o atleta nada, porque em tudo mais, é necessário uma vasta equipa a trabalhar todos os dias para que as coisas resultem e nesse particular aspecto um especial agradecimento ás empresas: Ginásio Balance e Policlínica Central de Alcoentre.

A todos quantos se dedicam á promoção e divulgação da prática desportiva, votos de uma excelente época de 2012-2013.

0 comentários:

Este espaço pode ser seu!

Contacte-nos para a secretaria dos Pimpões pelo telefone 262 877 740



















  © Blogger templates Sunset by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP