Atletas dos Pimpões / Cimai Vencem na Nazaré

>> quinta-feira, 23 de agosto de 2007


Francisco Freitas e Equipa dos Pimpões / Cimai vencem a XXVI Grande Prova de Natação e
Miguel Freitas vence a IV Prova Infantil de Natação Joaquim Bernardo de Sousa Lobo da Praia da Nazaré

Organizadas e realizadas pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Nazaré, pela Meia Maratona Internacional da Nazaré – Associação de Cultura e Desporto e pelo Clube Naval da Nazaré.
Realizou-se no mar da Nazaré, no passado dia 18 duas provas de natação na disciplina de Águas Abertas, a saber:
A XXVI Grande Prova de Natação, onde podiam participar os atletas nascidos antes de 1993 (Masculinos) e 1994 (Femininos) e anteriores.
A VI Prova Infantil de Natação, podiam participar atletas nascidos entre 1998 e 1994 (Masculinos e entre 1999 e 1995 (Femininos).
Participaram nas duas provas cerca de cinquenta atletas estando os Pimpões / Cimai representado pelos seguintes atletas;
Na XXVI prova:
Ana Oliveira, Telma Grilo, Ricardo Meca, Filipe Meca, João Oliveira e Francisco Freitas
Na VI Prova Infantil:
Miguel Freitas
A prova decorreu em condições um pouco adversas, já que a temperatura da água não era a mais indicada para desenvolver esforços, no entanto os atletas em competição deram o melhor de si, tendo os atletas dos Pimpões / Cimai, estado em particular destaque individual e colectivo ao sagrarem-se como os grandes vencedores desta edição da já tradicional prova de natação em Águas Abertas.
Resultados:
Absolutos
Masculino: 1º Francisco Freitas - Pimpões / 2º Filipe Meca - Pimpões / 3º Diogo Parrilha - Cnal
Feminino: 1º Rita Gomes - Cnal / 2º Ana Oliveira - Pimpões / 3º Telma Grilo - Pimpões
Juvenil
Masculinos: 1º Francisco Freitas - Pimpões / 2º Filipe Meca - Pimpões / 3º João Oliveira - Pimpões / 4º Ricardo Meca - Pimpões
Infantil B
Masculinos: 1º Miguel Freitas – Pimpões
Colectivamente:
Os Pimpões / Cimai foi o clube vencedor seguido do CNAL e do Maris Immuris.
Mais uma excelentes prestação dos atletas dos Pimpões / Cimai que depois de uma excelente época na Natação em Piscina, continuam na senda dos bons resultados agora na disciplina de Águas Abertas.
Nesta edição, com o particular destaque de os vencedores das duas provas serem irmãos, o Miguel e o Francisco Freitas. Parabéns a todos os participantes.

Read more...

Atletas dos Pimpões / Cimai participam em inauguração da piscina de Ansião

>> segunda-feira, 13 de agosto de 2007


Atletas dos Pimpões / Cimai participam em inauguração da piscina de Ansião


Com a presença do Sr. Secretário do Desporto, Dr. Laurentino Dias, do Sr. Governador Civil, Dr. José Medeiros, para além naturalmente das autoridades e população local, decorreu no passado dia 11 na localidade de Ansião, a inauguração de mais um complexo municipal de piscinas.
Trata-se de uma infra-estrutura que vai proporcionar à população de Ansião a possibilidade de praticar natação num complexo com excelentes condições para o efeito; dispõe de duas piscinas, uma de 25x12,5 com 2,00 metros de profundidade, outra de 12,5x6 com 1,00 a 1,30 de profundidade, para além naturalmente de toda a estrutura de apoio.
No decorrer da cerimónia de inauguração, foi realizada uma demonstração de algumas das vertentes da natação por uma equipa de nadadores representativa da ANDL, tendo os Pimpões / Cimai estado representado pelos seguintes nadadores: Shigeko Nishinome, Abílio António, Francisco Freitas e Francisco Ferreira.
Há que louvar a disponibilidade destes atletas, que de uma forma perfeitamente desinteressada, com a sua participação contribuíram para a promoção e desenvolvimento da modalidade que abraçam, prestigiando desta forma a Instituição e a Cidade que representam.

Read more...

ÁGUA ABERTAS - TRAVESSIA LAGOS - PORTIMÃO


Francisco Freitas participa na Travessia Lagos – Portimão


Numa iniciativa inédita que visa a divulgação e promoção da disciplina de Águas Abertas da Natação, decorreu no passado dia 5 de Agosto a ligação a nado entre Lagos e Portimão na bonita distância de 17 Km.
Este evento contou com a organização da PORTINADO, e o apoio da Câmara Municipal de Portimão, da Câmara Municipal de Lagos, da Marina de Portimão e da Marina de Lagos.
Participaram nesta aventura os seguintes atletas: Francisco Freitas (Pimpões/Cimai), Miguel Arrobas (ANE-Estoril), Nuno Vicente (CNTN–Torres Novas), Arseniy Lavrentyev (SAD-Algés), Daniel Viegas (CNA-Amadora), Diogo Pinto (SAD–Algés) e Leonel Mendes (Portinado–Portimão).
Apesar de algumas dificuldades causadas pelo cansaço, o frio e as ondas, a Travessia foi concretizada com êxito. A mesma teve início às 13h30 na Marina de Lagos, chegando os nadadores pelas 16h54 à Marina de Portimão, cerca de 30minutos antes do previsto e num tempo total de 3h 24 m para percorrer os 17 Km.
Participaram ainda os atletas, Mariana Santos (Portinado – Portimão) e Diogo Martins (CFBE – Futebol Benfica). Estes nadadores iniciaram também este evento em simultâneo, mas terminaram com cerca de meia hora de atraso, como o tempo de 3h52m.
Há que a registar a participação do Francisco Freitas que apenas 24 Horas depois de ter participado numa prova de mar em teve um excelente desempenho, concretizou com êxito esta aventura, sendo o mais jovem nadador a participar.

Read more...

18ª PROVA DE MAR DA PRAIA DA ROCHA


Francisco Freitas 1º Juvenil na 18ª Prova de Mar da Praia da Rocha

Organizado pela Portinado – Associação de Natação de Portimão, com os apoios da Câmara Municipal de Portimão, Junta de Freguesia de Portimão, Clube Naval de Portimão, Portisub - Clube Subaquático de Portimão, Montepio Geral, Powerade, Gaser, Lavandaria 4 estradas, Penedo & Filhas Lda. (Honda), Urbiciol, Heath Value (Clínica da Rocha), Bemposa e Algarjovicam, realizou-se no passado dia 4 de Agosto, a 18ª edição da Prova de Mar da Praia da Rocha na distância de 1200m, prova que contou a participação de cerca de 300 atletas entre atletas nacionais e muitos espanhóis. Esta prova foi acompanhada por um grande número de espectadores que ao longo do molhe da Praia da Rocha puderam seguir o esforço destes nadadores.
Resultados da prova:

A nivel Absoluto:
Masculino:
1º Arseniy Lavrentyev do Sport Algés e Dafundo
2º Artur Pedroza do Clube Flamengo
3º Daniel Viegas do Clube de Natação da Amadora
9º Fracisco Freitas dos Pimpões/Cimai
Feminino:
1º Ana Boavista - CN Litoral Alentejano
2º Micheline Cardoso - Louletano
3º Inês Bringel - Portinado

Categoria Juvenil
1º Francisco Freitas dos Pimpões/Cimai
2º Miguel Lopes - ABCD
3º Alexandre Gaitas – Portinado

A representação dos Pimpões / Cimai, esteve a cargo do Francisco Freitas que mais uma vez não deixou os seus créditos por mãos alheias, tendo um excelente desempenho, obtendo um nono lugar na classificação geral e primeiro do seu escalão.

Read more...

BALANÇO DA ÉPOCA 2006-2007


BALANÇO DA ÉPOCA 2006-2007
Mais uma excelente época para os atletas dos Pimpões / Cimai

Após decorrido algum tempo sobre o final da época 2006 – 2007, tempo que nos permite ter uma visão mais desapaixonada e como tal, mais objectiva e distanciada, é importante efectuar um balanço sobre o desenrolar da época que permita avaliar os resultados obtidos, e a forma como a época decorreu.
A divulgação deste balanço, mais não visa do que prestar uma simples homenagem, ao conjunto de atletas, técnicos, respectivas famílias e todo o staff de apoio, que com o seu empenho e esforço ao longo de uma época longa e desgastante levam e prestigiam o nome dos Pimpões / Cimai e das Caldas da Rainha a um nível que nem sempre tem o devido reconhecimento.
Para os menos entendidos na matéria, nunca é de mais referir que a natação de competição, é neste momento um dos desportos com maior grau de exigência, quer em número de horas de treino, provas disputadas e sobretudo meses de competição. A época teve o seu início em meados de Setembro, tendo as últimas provas realizadas no último fim-de-semana de Julho, ou seja 11 meses de competição ao mais alto nível. Este tipo de calendário desportivo obriga a que técnicos e atletas efectuem um esforço imenso na gestão, metodologia e planeamento do treino, de forma a fazer coincidir os picos de forma com a altura das provas mais importantes. Isto para técnicos e atletas porque da parte dos clubes o esforço não é menor, só que neste caso na parte logística, na tentativa de proporcionarem as melhores condições possíveis, para que os atletas tenham o seu melhor desempenho.
Nunca é demais referir que a equipa dos Pimpões / Cimai é a equipa com maior número de atletas inscritos:
Cadetes a Sénior -> 31 Femininos + 41 Masculinos (72 Atletas)
Em Masters -> 6 Femininos + 12 Masculinos (18 Atletas)
Total de atletas federados: 90
Sendo única na Associação de Natação do Distrito de Leiria, que participa em provas de todos os escalões etários da natação pura: (Cadetes, Infantis, Juvenis, Juniores, Seniores e Masters), com a particularidade de ser a única de Masters, o que desde logo, obriga a um esforço suplementar nas permanentes deslocações para participar em provas nas áreas de outras Associações.
No decorrer da época, agora finda, os atletas dos Pimpões participaram em dezenas de provas em todo o país, tornando-se fastidioso efectuar uma descrição exaustiva de cada prova, no entanto é da mais elementar justiça referir alguns dos resultados obtidos, resultados esses que permitem aferir da valia do desempenho tido e confirmam a equipa dos Pimpões / Cimai como uma das Referências do panorama da natação de Competição na área da Associação de Natação de Leiria.
Resultados das provas mais relevantes:

- 18 E 19 de Novembro de 2006 – Campeonato Distrital de Juniores e Seniores Piscina Curta;
- Participação de 39 Atletas (Seniores, Juniores, Juvenis, Infantis);
- O Clube com maior nº de atletas inscritos
- Obtenção de 40 Títulos Regionais (14 Medalhas de ouro, 25 de Prata, 17 de Bronze);

- 20 E 21 de Dezembro de 2006 – Torneio Inter Distrital de Fundo;
- Participação de 22 Atletas (Juvenis, Infantis);
- Obtenção de 3 Pódios Regionais (2 Medalhas de ouro, 1 de Bronze);

- 1 E 2 de Dezembro de 2006 – Campeonato Nacional de Clubes 3ª Divisão
- Participação de 13 Atletas (Absolutos)
- Classificações: 17º Equipa Feminina / 9º Equipa Masculina

- 20 E 21 de Janeiro de 2007 – Torneio Nadador Completo
- Participação de 22 Atletas dos Pimpões
- Classificações: (2 Medalhas de Ouro, 1 de Prata, 1 de Bronze);

- 03 De Março de 2007 – IV Troféu Cidade Caldas da Rainha - Masters
- Participação de 120 Atletas e 16 Clubes Participantes
- Participação de 11 Atletas dos Pimpões
- Foram Batidos 10 Recordes Nacionais;

- 9 E 10 de Março de 2007 – Campeonato Distrital de Inverno – Juvenil e Absolutos
- Participação de 15 Atletas (Juvenis, Juniores, Seniores)
- Obtenção de 39 Pódios Regionais: (16 Medalhas de Ouro; 13 de Prata; 10 de Bronze);

- 16 E 17 de Março de 2007 – Campeonato Distrital de Inverno Infantis
- Participação de 17 Atletas
- Obtenção de 42 Pódios Regionais: (13 Medalhas de Ouro; 19 de Prata; 10 de Bronze);

- 23 A 25 de Março de 2007 – Campeonato Nacional de Inverno Juvenis
- Participação de 6 Atletas
- Obtenção de 1 Pódio Nacional (1 Medalhas de Prata); Total 1 Pódio

- 30 De Março a 1 de Abril de 2007 – Campeonato Zonal (Zona Sul) Infantis
- Participação de 9 Atletas
- Obtenção de 4 Pódios Zonais: (1 Medalhas de Prata; 3 Medalhas de Bronze); Total 4 Pódios

- 4 E 5 de Maio de 2007 – Campeonato Distrital de Clubes
- Participação de 21 Atletas
- Classificação: Equipa Feminina 2º Lugar; Equipa Masculina 3º Lugar;
Equipa Absoluta 2º Lugar

- 28 De Abril de 2007 – IV Troféu Cidade Caldas da Rainha – Absolutos
- Participação de 21 Clubes e de 259 Atletas na prova
- Classificação individual (pontuação Len): 3º Lugar Infantil Alexandre Vale
- Classificação Colectiva: 2º Lugar
- 16 Recordes do Torneio batidos

- 29 De Abril de 2007 – IV Troféu Cidade Caldas da Rainha – Cadetes
- Participação de 15 Clubes e de 162 Atletas
- Classificação Colectiva: 7º Lugar

- 20 De Maio de 2006 – Torneio Nadador Completo – Cadetes
- Participação de 20 Atletas
- Foram seleccionados 2 Atletas: Francisco Pinto e Ricardo Ferreira

- 25 A 27 de Maio de 2007 – Campeonato Nacional de Masters
- Participação de 5 Atletas
- Classificação: ( 1 Medalha de Ouro; 2 de Prata; 2 de Bronze) – Total de 5 Pódios

- 2 De Junho de 2007 – Torneio Dia Olímpico
- Participação de 23 Atletas
- Classificações: (1- 1º Lugar; 2 - 2º Lugar; 1- 3º Lugar)

- 17 De Junho de 2007 – Torneio Inter Associações
- Participação de 6 Atletas (Infantis)

- 24 e 25 de Junho de 2007 – Torneio Dia Olímpico (Selecção Nacional)
- Participação da Atleta Joana Guimarães Infantil B

- 2 a 5 de Julho de 2007 – Campeonato Distrital de Verão Infantis, Juvenis, Juniores e Seniores
- Participação de 27 Atletas
- Classificação: (45 Medalhas de Ouro; 39 de Prata; 21 de Bronze) Total de 105 Pódios

- 20 a 22 de Julho de 2007 – Campeonato Nacional de Infantis (Piscina Longa)
- Participação de 9 Atletas
- Classificação: 1 Medalha de Ouro; 2 de Bronze) Total de 3 Pódios

- 26 a 29 de Julho de 2007 – Campeonato Nacional de Absolutos (Piscina Longa)
- Participação de 7 Atletas
- Classificação: (4 Medalhas de Prata) Total de 4 Pódios
Total de presenças em provas Regionais, Particulares, Zonais, Nacionais: 558Atletas
Recordes Pessoais: 1548
Recordes do Clube: 135
Recordes Regionais: 16
Total de presenças em Provas Nacionais e Zonais: 39 Atletas
Total de Pódios Regionais: 95 Medalhas de Ouro; 109 Medalhas de Prata; 69 Medalhas de Bronze; 273 pódios no total
Total de Pódios Nacionais: 6 Medalhas de Ouro; 7 de Prata; 6 de Bronze;
19 Pódios no total


Os Pimpões são os responsáveis pela organização por um dos maiores eventos a nível desportivo, que se realizam na cidade e já reconhecidamente tido como dos mais importantes do calendário da natação. – O Troféu Cidade de Caldas da Rainha.
Na época de 2006 – 2007 o mesmo decorreu nos dias 03 de Março – Masters; 28 de Abril – Absolutos e 29 de Abril – Cadetes
Ao longo destes três dias estiveram em competição nas piscinas municipais de Caldas da Rainha, cerca de 600 atletas em representação de 60 clubes.
De realçar que os prémios entregues nas várias edições do Troféu são peças Cerâmicas, no Troféu de Masters, ofertas da empresa Molde.
Desde a edição de 2006 – em Absolutos – os prémios que premeiam a actuação dos nadadores e clubes
partir do 4º classificado, são Troféus em cerâmica criados em resultado de parcerias efectuadas entre os Pimpões, a ESAD e o CENCAL.
Aos três primeiros classificados em clubes são entregues Troféus produzidos pelas Faianças Bordalo Pinheiro, oferecidos pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha.
Este Troféu, dá assim desta forma, o seu modesto contributo para a divulgação e promoção da cerâmica caldense.
Tudo isto não era porém possível sem o incondicional apoio dos pais e famílias dos atletas, bem como de um conjunto de empresas e entidades que com o seu contributo tornam possível a manutenção de um sonho de alguém que há vinte e alguns anos atrás, contra ventos e marés resolveu construir uma piscina nas Caldas da Rainha e iniciar o ensino e a prática da natação desportiva com excelentes resultados obtidos.
Pode-se sem vaidade dizer hoje, que em alguns dos maiores clubes de natação de Portugal, nadam ou ensinam, pessoas cuja formação inicial foi realizada na piscina dos Pimpões.
Piscina, que vinte anos após a sua construção, continua a cumprir a missão para a qual foi concebida, cada vez com mais qualidade, fruto das permanentes melhorias que no capítulo técnico, e humano tem sido alvo.A próxima época começa em Setembro e os objectivos são os mesmos - Desporto, Diversão, Desportivismo

Read more...

Este espaço pode ser seu!

Contacte-nos para a secretaria dos Pimpões pelo telefone 262 877 740



















  © Blogger templates Sunset by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP